Percentual do ICMS cobrado sobre o produto baixou de 12% para 6%. Decreto foi assinado pelo governador Pedro Taques (PSDB) no dia 5 deste mês.
Publicado em: 16/10/2017 ás 08:51:00 Fonte: G1MT

O governo do estado baixou a alíquota do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre a carne suína. Para os criadores, a medida pode ajudar a alavancar a produção e o consumo em Mato Grosso e em outros estados.

O decreto, assinado pelo governador Pedro Taques (PSDB), no dia 5 deste mês, reduziu o percentual da alíquota do ICMS de 12% para 6% com o objetivo de alavancar a suinocultura.

Mato Grosso é o 5º estado do Brasil em produtividade. São quase 3 milhões de cabeças, mas o consumo no estado é considerado baixo. As pessoas não têm o hábito de comer carne suína.

Vinte por cento da produção são consumidos em Mato Grosso e o restante vai para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Goiânia. O percentual do ICMS no estado era considerado alto se comparado ao dos demais estado.

A partir de agora, Mato Grosso vai poder competir de igual para igual com os outros estados, conforme o diretor executivo da Associação de Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), Custódio Rodrigues.

"Isso vem atenuar esses problemas e criar possibilidades e condições para que esses produtores levem para fora do estado e viabilizem a cadeia da suinocultura", declarou.

Notícias relacionadas

18/10/2017

Seminário debate gestão de resíduos sólidos nas cidades

Visualizar Notícia

18/10/2017

Impasse sobre o transporte escolar penaliza os municípios

Visualizar Notícia

22/09/2017

Deputados federais debatem pauta prioritária com CNM e Frente Parlame...

Visualizar Notícia

22/09/2017

CNM pede a aprovação de demandas municipalistas em encontro com sena...

Visualizar Notícia